EN

Desenvolvimento de sistemas poliméricos reforçados com fibras de celulose, valorizando a aplicação em produtos eco-sustentáveis

Projecto Valorcel

As normas de certificação ambientais implementadas em determinados sectores industriais e a constante procura da performance aliada à sustentabilidade têm levado à introdução de materiais mais eco-sustentáveis em componentes plásticos, reduzindo o impacto ambiental. Assim, a substituição de componentes por equivalentes de compósitos de fibras de celulose torna-se uma alavanca para a competitividade quando baseada no custo e desempenho das matérias-primas.

Além de apresentarem propriedades estruturais interessantes, os compósitos de fibras de celulose possuem outras características que lhes conferem uma aplicabilidade multifacetada. Para o sector de produção de fibra de celulose, por exemplo, trata-se de criar novas oportunidades de gerar valor e de escoar produtos e sub-produtos, numa actividade estruturada no panorama industrial português.

O projecto Valorcel surge de uma parceria entre o Grupo Portucel Soporcel, o Instituto de Investigação da Floresta e Papel (RAIZ) e o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) e consiste no desenvolvimento de sistemas poliméricos reforçados com fibra de celulose, valorizando a aplicação em produtos eco-sustentáveis.

A fibra de celulose, que deriva de vários sub-produtos da produção de pasta de papel, será combinada com diferentes materiais poliméricos (sintéticos e biodegradáveis), sendo o seu comportamento optimizado, sobretudo para aplicações específicas como, por exemplo, em componentes para a indústria automóvel e do calçado.

Com o elevado know-how das instituições envolvidas e as sinergias das entidades do Sistema Científico e Tecnológico (SCT) pretende-se fomentar a inovação dos novos produtos e posicioná-los de uma forma competitiva no mercado global.