EN

Desenvolvimento de sistemas poliméricos reforçados com fibras de celulose, valorizando a aplicação em produtos eco-sustentáveis

Parceiros Valorcel

Grupo Portucel Soporcel

Com uma posição de grande relevo no mercado internacional de papel e de pasta de papel, o Grupo Portucel Soporcel é hoje líder na Europa na produção de papéis de escritório de elevada qualidade, posição conquistada com o arranque da nova fábrica de Setúbal.

O Grupo Portucel Soporcel é uma das mais fortes presenças de Portugal no mundo representando mais de 3% das exportações nacionais de bens. As vendas do Grupo têm como destino mais de 100 países nos cinco continentes, com destaque para a Europa e EUA.

Com uma capacidade anual instalada de 1,6 milhões de toneladas de papel, de 1,4 milhões de toneladas de pasta (das quais 1,1 milhões integradas em papel) e de 2,5 TWh/ano de energia eléctrica, o Grupo atinge um volume de negócios anual de aproximadamente 1.400 milhões de euros.

O Grupo Portucel Soporcel gere um património florestal de cerca de 120 mil hectares promovendo a valorização e protecção da floresta nacional. O modelo de gestão sustentável praticado encontra-se certificado pelos sistemas internacionalmente reconhecidos, FSC® e PEFCTM. O Grupo ocupa também uma posição de destaque no sector da energia, como primeiro produtor nacional de "energia verde" a partir de biomassa, uma fonte renovável de energia.

Raiz - Instituto de Investigação da Floresta e Papel

Criado em 1996, o RAIZ é um organismo privado, sem fins lucrativos, que tem como sócios o Grupo Portucel Soporcel e as Universidades de Coimbra, Aveiro e Lisboa. Tem como objectivo reforçar a competitividade dos sectores florestal e papeleiro, através da investigação, do apoio tecnológico e da formação especializada.

O Raiz, cujo âmbito de actividade cobre a fileira árvore/papel, surge como resposta do sector à necessidade de identificar, a cada momento, segmentos prioritariamente elegíveis para a actividade de investigação aplicada, visando optimizar, numa óptica de custo/benefício, as vantagens competitivas da fileira silvo-industrial nacional, garantindo a sua sustentabilidade.

A actividade do Raiz desenvolve-se numa perspectiva de transformar conhecimentos em tecnologia, de modo a incrementar a produtividade florestal, aumentar a qualidade da fibra produzida (reduzir custos de produção e melhorar a qualidade do papel) e implementar uma gestão florestal sustentada.

PIEP - Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros

O PIEP é uma associação privada sem fins lucrativos, de matriz marcadamente tecnológica e científica, suportada na sua actividade por um modelo de gestão empresarial. O PIEP foi criado a 18 de Abril de 2001 por iniciativa do sector industrial, em estreita colaboração com a Universidade do Minho, através do Departamento de Engenharia de Polímeros, e o IAPMEI.

Pretende dar resposta, em tempo oportuno, às necessidades de I&DT das empresas de diversos sectores de actividade, desenvolvendo novos materiais e apoiando a criação de produtos inovadores, tecnologias de processamento e ferramentas produtivas. Além disso, potencia a criação e a transferência de know-how resultante da actividade estruturada de I&DT.

Por outro lado, o PIEP procura também dar um contributo significativo na vertente da formação, apoiando o desenvolvimento de recursos humanos com capacidade e experiência em inovação industrial na área da engenharia de polímeros.